Dores na ATM e no maxilar
- cerqueirabucomaxil
- 13 de jan.
- 1 min de leitura

Hoje na minha prática diária, uma grande parcela das consultas são voltadas para o diagnóstico e tratamento das dores da Articulação Temporomandibular: a ATM. Esta é a articulação que relaciona o maxilar inferior (mandíbula) ao crânio e que proporciona os movimentos da boca para as funções do dia a dia.
Muitos já estão nessa caminhada da dor há anos, já percorreram várias especialidades médicas, até encontrar o cirurgião dentista especialista em Bucomaxilo. Mas afinal o que causa essas dores? Existe tratamento?
As dores faciais são multifatoriais. De maneira resumida podem se dividir em dois grandes grupos: Dores de origem muscular e Dores de origem articular.
As dores musculares estão mais relacionadas ao estresse dos músculos faciais envolvido na mastigação e fala. Assim como qualquer outra musculatura, pode sofrer tensão em excesso e evoluir com contraturas e fadiga. A ansiedade , estresse , para-funções, apertamento dentário ( bruxismo) e uso crônicos de certos medicamentos, são fatores envolvidos neste quadro.
As dores de origem articular geralmente são mais localizadas, próximas ao ouvido, e são decorrentes de desarranjos dentro da articulação. Doenças inflamatórias degenerativas podem estar acometendo a articulação. Alguns sintomas podem estar relacionados como: travamento da boca, estalos, sensação de areia ao mastigar e limitação na abertura da boca.
O tratamento é baseado neste diagnóstico. Indo desde o tratamento clínico com fisioterapia e medicações, infiltrações guiadas por ultrassom e em um último estágio, cirurgias abertas da ATM.
Comments